Tarte de alho francês

Quando comprei a bimby e me debrucei sobre as receitas, cheguei à triste conclusão que quase todas elas têm muitos ovos. Ovos a mais para o meu gosto. Andei a investigar e encontrei este substituto de gema de ovo em pó que utilizei nesta receita (tem baixo teor de colesterol e sem glúten - basta juntar água).

Ingredientes
Massa
  • 500 g farinha trigo T65
  • 70 g azeite
  • 500 g leite
  • 4 ovos
  • 1 c. sobremesa fermento royal
  • sal q.b.

Recheio

  • 1 cebola
  • 2 cenouras grandes
  • 30 g azeite
  • 250g alho francês cortado às rodelas
Preparação

Massa

  1. Coloque no copo todos os ingredientes e programe 1 min./vel 4. Reserve.
  2. Unte e enfarinhe uma forma e deite metade da massa, coloque o recheio e cobra com a restante massa.
  3. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até a massa ficar dourada
Recheio
  1. Coloque a cebola, a cenoura, o azeite e triture 5 seg/vel 5
  2. Junte o alho frânces e programe 7 min / 100º / vel colher inversa

Comentários

  1. Tal e qual o que eu pensei quando vi o livro da bimby.

    É por isso que nós apreciamos os blogs uma da outra, porque não exageramos nas receitas com ovos incluidos. A Mary e a Borboleta também têm este cuidado.

    Quanto a esse substituto, és capaz de deixar aqui a composição do produto? Só para eu entender do que se trata?

    Em relação à substituição dos ovos nas receitas ando para testar alguns destes produtos, vê o link pf:

    http://www.centrovegetariano.org/Article-144-Cozinhando%2Bsem%2Bovos.html

    Especialmente a linhaça, tenho muita curiosidade em utilizar em substituição das claras.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que fatia delicosa e esclarecedora!
    Que fica linda não há dúvida, mas deve ter sabido muito bem!
    Que bom! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    que tarte deliciosa, quanto à pergunta que me fizeste, como viste na foto fiz bolinhas bem grandes mas rendeu-me se bem me lembro 10
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esse substituto. Muito interessante! Eu deixo de fazer certas receitas porque pedem imensa quantidade de ovos. Podes dizer onde se encontra esse produto?

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido essa informação, Rute. Nunca me aventurei a substituir os ovos por tofu. Quando as receitas levam muitos ovos não as faço ou então retiro ovos à receita original.

    Comprei este produto na Loja Celeiro no Colombo.

    Aqui ficam a composição média por 100g:
    Valor energético - 2025 kJ / 483kcal
    Proteínas - 39,7g
    Hidratos de carbono - 28,5g
    Lípidos - 23,4g
    dos quais:
    - ác. gordos saturados - 11,2g
    - ác. gordos monosaturados - 7,2g
    - ác. gordos poliinsaturados - 4,9g
    - colesterol - 14mg

    Ingredientes: proteína de ovo seca, leite magro em pó, lecitina de soja, gordura de palma, amido de milho, espessante: goma de guar, corante: curcumina, sal. Este produto contém proteína de ovo, por isso não é aconselhado a pessoas com alergia ao ovo.

    Modo de Preparar: em vez de utilizar 1 ovo, misturar 1 colher de sopa de "Substituto de gema de ovo em pó" da Natura (cerca de 13g) com 3 a 4 colheres de água quente e deixar repousar durante 5 minutos. Voltar a mexer e utilizar esta mistura em qualquer receita em vez de ovos.

    1 ovo contém cerca de 250mg de colesterol. A quantidade correspondente de "Substituto de gema de ovo" contém menos de 1,8mg.

    ResponderEliminar
  6. Sandrinha,

    não me leves a mal, mas o que tu estás a usar é apenas ovos desidratados.

    Não te iludas que por usares esse produto estarás a usar menos ovos nas receitas.

    O ovo tem 2 problemas principais:

    Colesterol
    e proteina em excesso.

    Ou seja, deve-se fugir dos ovos porquê?

    1º - Porque a maior quantidade de gordura do ovo é de gordura saturada (responsável por doenças como a arterioesclose);

    2º - E ainda, porque geralmente os ovos utilizam-se na confecção de sobremesas e se já se comeu excesso de proteina (carne/peixe) à refeição, não se deve estar a sobrecarregar o organismo com mais proteina ainda.

    A proteina em excesso obriga os nossos rins a trabalhar demasiado.

    Se quiseres, vê este artigo que eu publiquei:Proteina a quanto obrigas.

    Embora seja um artigo muito superficial. Não analisa a questão a fundo.

    Beijinhos, espero que não te chateies comigo por estar a dar uma de "professora". Eu apenas gosto de partilhar o meu conhecimento com as outras pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute,
    O meu lema é viver e aprender, por isso não fico melindrada com o teu comentário, bem pelo contrário agradeço a tua explicação. :-)
    Mas por exemplo, imagina uma sobremesa que leve 2 ovos e se tu só comeres 1 ou 2 colheres de sopa (se conseguires conter-te claro!), não estás a comer os 2 ovos inteiros, certo?
    Sim, já tinha lido o teu artigo, muito interessante. Só para que saibas... já vasculhei o teu blog da frente para trás e de trás para a frente (ihihihih)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sim, se não exagerares na dose, não estarás a comer 1 ovo inteiro.

    Eu tenho 2 regras:

    Uma é optar por receitas que levem poucos ovos (1 a 3 no máximo);

    Outra regra é comer as sobremesas ao pequeno almoço ou aos lanches e nunca após as refeições, como sobremesas propriamente ditas.

    No caso de comer ovo estrelado, mexido ou cozido, sempre evitei juntar o ovo a um bife, ou ovo a uma posta de peixe. E neste momento, evito juntar ovos a tofú, seitan ou soja (as fontes de proteina dos vegetarianos).

    ResponderEliminar
  9. Minhas amigas, o melhor mesmo é erradicarmos com as galinhas!
    Cortar o mal pela raiz! :)
    (i'm joking...)

    ResponderEliminar
  10. Sandra, gostei muito do teu blog.
    Eu tb tenho bimby e tb tento restringir ao máximo o uso de ovos (tento...), porque apesar de magra, tenho o colestrol para o alto.
    Infelizmente, pela leitura dos comentários, já percebi que este substituo não me resolve o problema, mas seja como for, achei o produto bem interessante.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. pois eu acho que o produto poderá ser interessante para quem colestrol elevado. Pela composição que a Sandra divulgou, percebe-se que realmente o produto é rico em proteína porque contém clara (que contém aproteína do ovo) desidratada. Mas a gordura da gema foi substituída por produtos que têm baixo teor em colestrol. Eu vou experimentar! Obrigada, Sandra, pela sugestão!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário