Pão de centeio by Rute

A minha mãe adora pão de centeio e quando vi esta receita no blog da Rute pensei logo em oferecer-lhe este miminho. O resultado foi 5 estrelas.

Ingredientes para a massa esponja

  • 300 ml água morna
  • 300 grs farinha de trigo T65
  • 1 1/2 c. chá fermento ramazzotti


Ingredientes para a massa do pão

  • 150 ml água morna
  • 1 1/2 c. chá sal
  • 1 1/2 c. sopa azeite
  • 230 grs de farinha de centeio
  • 150 grs de farinha de trigo T65


Preparação da massa esponja
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina. Seleccionar programa "Massa".

Preparação da massa do pão
Juntar o sal e o azeite à água. Deitar sobre a massa esponja. De seguida juntar as farinhas e programar:

  • pão integral
  • peso: 900 g
  • grau de tostagem: média

receita original em publicar para partilhar

Comentários

  1. Estou a rir, sabes. Estou a rir e não é pouco (com o "by Rute").

    Pelos vistos gostaste do pãozinho. Perfeito.

    Beijinho Sandra.
    P.S.-Já fiz o Alho Francês à Brás, ficou com um paladar e um aspecto fantástico. Aprovado!

    ResponderEliminar
  2. Sim é delicioso e o que mais gosto nos pães feitos por mim é que posso controlar a quantidade de sal. Que acho sempre excessivo nos pães de compra.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. O problema do nosso controlo alimentar de confecção é depois só gostarmos da comida feita por nós.

    Andamos com um grave problema em comer fora. Achamos tudo salgado, demoramos a fazer a digestão e ficamos mal dispostos quando comemos fora de casa!

    Há alturas que assim que acabo de comer em casa de outras pessoas bebo copos e copos de água. Enfim, já quase que não utilizo sal na alimentaçao, compreende-se né!!

    :-((

    ResponderEliminar
  4. Sandrinha, mas tenho algo teu para fazer e não digo, em breve verás!
    Sabes o kefir? Já foi à vidinha dele, odiei aquilo, ca nojo! Hihihi
    Bjókas***

    ResponderEliminar
  5. Agora fiquei curiosa! Em relação ao kefir o sabor é estranho mas como costumo dizer: primeiro estranha-se, depois entranha-se :-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Sempre que posso faço pães, vou experimentar sua receita. Adoraria tb receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça por lá e depois me diga o que achou.
    Um abraço
    Cal Moreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário