Pudim de moka

Ingredientes
- 400 g açúcar
- 10 ovos
- 4 dl leite
- 75 g café solúvel (sem cafeína)
- 8 folhas de gelatina

Preparação
Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria. Misture o açúcar com o café solúvel e em seguida as gemas de ovos, num tacho que não seja de alumínio. Bata até obter uma massa cremosa. Continuando a mexer, junte o leite a ferver, deixando cair em fio. De seguida leve ao lume médio durante 6 ou 7 minutos para engrossar, mexendo sempre com a colher de pau no fundo para não pegar. Não ultrapasse o tempo indicado. Tire do lume e mistura as folhas de gelatina demolhadas. Mexa muito bem para ficarem completamente dissolvidas e deixe arrefecer um pouco. Bata as claras em castelo bem firme e envolva tudo. Deite na forma, previamente molhada com água fria e leve ao frigorífico durante umas horas para solidificar. Para desenformar, descole com um faca ou com uma toalha molhada em água quente.
Para este pudim enorme deve utulizar uma forma com buraco ao meio.
Foi a melhor mãe do mundo, a minha claro, que fez esta grande delicia para o aniversário do meu pai.
Retirada de uma revista TELE culinária de 19-10-1977 (nº especial - 1º aniversário)

Comentários

  1. Parabéns ao pai e a toda a família. Esse pudim deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  2. Eu provei e posso afirmar k era um espectaculo...a dona Ivone é a maior a fazer sobremesas :)!Beijinhos pa todos
    PS:Sandra no proximo aniversario nao te podes esquecer da bela da mousse de leite condensado...lol

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de assinar o comentario ontem...ass:ANA ALMEIDA...bjx

    ResponderEliminar
  4. fiz uma pequisa para encontrar esta receita. Ando atrás dela faz um tempão. A minha mãe tem uma colecção enorme de revistas da teleculinária e lá em casa sempre se fez este pudim. Ela emprestou-a e perdeu-se a receita! Escrevo isto para se perceber o alcance da utilidade destes blogs!

    ResponderEliminar
  5. Olá :)

    Gostava imenso de experimentar este pudim, só que fiquei com uma dúvida: leva 75 g de café solúvel em pó? Não é muito? Ou eu entendi mal?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá Iza,

    O pudim leva 10 ovos, 400g de açúcar por isso 75g de café solúvel (em pó tipo pensal) e não é muito.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Sandra, vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  9. Iza, depois conte-nos como ficou.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Qual o segredo para a gelatina ficar por cima, o meu só fica um bocado ou não fica...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário